18 de setembro de 2008

1° Encontro de Grêmios da Região Oeste de Mato Grosso funda a UMES Cáceres




Os principais eixos da gestão serão a luta contra o preconceito e pela reserva de vagas na UNEMAT

Abrindo o 1° Encontro de Grêmios da Região Oeste de Mato Grosso realizado entre os dias 12 a 14 na cidade de Cáceres, cerca de dois mil estudantes saíram às ruas em uma passeata que percorreu as principais avenidas da cidade em defesa da qualidade na educação pública, reserva de vagas e por melhorias estruturais nas escolas.

Depois de uma abertura marcante, seguiram-se dois dias de intensa troca de idéias sobre a importância do Movimento Estudantil na luta para garantir uma educação de qualidade e inclusiva que contou com a participação do Juiz de Direito de Cáceres, Geraldo Fidelis, ex-militante estudantil, do 1° diretor de Políticas Institucionais da UBES, Rarikan Heven e da professora Ana Lenny, diretora da escola Onze de Março.

Este debate foi permeado por opiniões que reforçaram a importância da reserva de vagas, "um instrumento que democratiza o acesso ao ensino superior", de acordo com o diretor da UBES, e também sobre a falta de recursos para a educação pública no estado.

O sábado foi reservado a discussões comportamentais. Os direitos LGBT, a luta contra a Homofobia, a inclusão racial foram temas de debates. O dia foi marcado também por grupos de trabalho sobre educação, cultura, meio ambiente, movimento estudantil, esportes e música na escola.

Nasce a UMES Cáceres
No dia 14, domingo, aconteceu o 1°Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) de Cáceres. Segundo Rarikan, o Fórum "representa um grande avanço para o movimento estudantil de Mato Grosso e a entidade surge com a missão de criar um grêmio em cada escola do município e auxiliar as cidades vizinhas a se organizarem".

A direção é composta por 18 jovens e foi eleita como chapa única. O 1º Congresso da UMES Cáceres definiu os principais eixos da gestão: a luta contra todo tipo de preconceito, principalmente a Homofobia, pela reserva de vagas na UNEMAT.

Conheça a direção da UMES Cáceres
Presidente: João Paulo
Vice Presidente: Wilton
Tesoureiro Geral: Genilson
1° Tesoureiro: Luiz Hermínio
Secretario Geral: Geisislaine
1ª Secretaria: Graciele
Diretor de Cultura: Mateus
Suplente de Cultura: Daniel
Diretor de Esporte: Wanderson
Suplente de Esporte: Jeferson
Diretor Social: Cleylton
Suplente de Social: Deysiane
Diretora de Comunicação: Mayara
Suplente de Comunicação: Ana
Diretor Anti-Preconceito: Raquel
Suplente Anti-Preconceito: Jhenifer
Diretor de Meio Ambiente: Heillon
Suplente de Meio Ambiente: Glauco

2 comentários:

Anônimo disse...

Menininhos....
VCs estão de Parabéns..
Foi òtimo o encontro..Onde mostraram a força do movimento estudantil,movimento este q em breve estará nas "universidades" contribuindo p o avanço nas discussões no ensino superior!!
Pq: NaDa sE CoNsTrÓiPaRaDo!!,lembrem disso qdo estiverem na Universidade também!!
Beijos

Anônimo disse...

Menininhos....
VCs estão de Parabéns..
Foi òtimo o encontro..Onde mostraram a força do movimento estudantil,movimento este q em breve estará nas "universidades" contribuindo p o avanço nas discussões no ensino superior!!
Pq: NaDa sE CoNsTrÓiPaRaDo!!,lembrem disso qdo estiverem na Universidade também!!
Beijos
Alineeeeeeeeeeee