13 de setembro de 2008

Democracia na UnB


Pela democracia nas eleições da UnB! No último semestre os estudantes ocuparam a reitoria da Universidade de Brasília pedindo a saída da administração Thimoty e eleições paritárias para reitor, além de outras reivindicações. A desocupação da reitoria ocorreu após a saída do reitor e vice com o compromisso dos estudantes de ocupar a universidade em suas salas de aula, colegiados, institutos e demais espaços com a luta pela garantia da paridade no processo de eleição para reitor. A Consulta Paritária organizada pela comunidade com representação dos três seguimentos está em andamento e ainda que a paridade alcançada seja potencial, foi uma grande vitória, já que hoje o CONSUNI(Conselho Superior da Universidade) mantém a proporção 70/15/15 e representa em sua maioria os institutos e faculdades e seus colegiados de professores. A decisão tomada encontra-se ameaçada pela fúria de um professor que entrou com um pedido para que o Ministério Público impeça a realização das eleições, tais como a comunidade da UnB deseja que sejam feitas.
A União Nacional dos Estudantes repudia qualquer tentativa de atropelar o processo construído dentro da universidade de Brasília, impedindo que esta possa democraticamente e de maneira autônoma escolher seus dirigentes. Estamos atentos e não aceitaremos qualquer manobra para inviabilizar que possamos exercer a paridade conquistada através de árduo debate e mobilização de estudantes, servidores e professores ou tentativas por parte de grupos ou pessoas de inviabilizar o processo democrático acordado por toda a comunidade, em seus prazos e regras, como saída para a crise institucional. A UnB já viveu momentos de intervenção, especialmente durante a ditadura militar, mas graças à luta de toda uma geração, em 2008, podemos resolver os problemas internos com autonomia e democracia. Fazemos votos de que esta democracia seja respeitada em sua plenitude.
Aqui em MT o fato não fugiu muito desse contexto da UnB.! O DCE "não a mal que não se mude", não queria a paridade entre os estudantes..que DCE vota contra os estudantes, aquelas pessoas que legitimaram o processo?!
O DCE da UFMT/Cuiabá vota...
Eles são o mal que deve ser mudado..Até quando vms ver esses caras apenas fazendo posse..pq o resto...!

Nenhum comentário: