11 de outubro de 2008

Greve nacional dos bancários para 4.300 agências

Cresceu em todo o país nesta sexta-feira (10) a greve nacional dos bancários deflagrada na última quarta-feira. Mais de 4.300 agências de todos os bancos pararam durante o terceiro dia de greve, nos 27 Estados da federação, conforme levantamento da Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro).


A passeata pelo centro de Fortaleza

Os trabalhadores fizeram manifestações e passeatas em diversas cidades. As passeatas percorreram as ruas centrais de São Paulo, Salvador e Fortaleza. Os bancários exigem reajuste salarial de 13,23%, mas a Fenaban (federação patronal) oferece 7,5%.

Passeatas reforçam a greve
Em São Paulo, cerca de 34.800 trabalhadores de 749 agências bancárias e 11 centros administrativos aderiram à paralisação nesta sexta-feira, conforme cálculo do sindicato da categoria. Estima-se que 29% dos 120 mil bancários da base de São Paulo, Osasco e região foram abrangidos pelo terceiro dia de mobilização. Cerca de 800 bancários participaram da passeata no centro velho da capital.


Na Bahia, onde a greve começou antes e já está no seu 11º dia, agências em mais de 100 municípios haviam aderido à paralisação, em todas as regiões do estado. No BNB, as 35 agências na Bahia aderiram à greve e paralisação atinge 100% das unidades.


Em Fortaleza, centenas de trabalhadores saíram em caminhada pelas ruas do centro, conscientizando a população sobre as principais reivindicações dos bancários e também dos trabalhadores do Detran, igualmente em luta. A caminhada teve a presença de quatro centrais sindicais: CTB, CUT, Intersindical e Conlutas.

BB: protestos no 200º aniversário
Alguns sindicatos estão fazendo atividades em homenagem aos bancários do Banco do Brasil, que no próximo domingo (12) comemorarão os 200 anos do banco em meio à greve, por conta da falta de respeito com que a empresa trata o funcionalismo.

Em Brasília, bancários levaram três faixas de protesto so Palácio do Itamaraty, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da solenidade do bicentenário. O presidente Lula saiu de São Paulo às 18h45m e deveria atrasar um pouco sua chegada ao Itamaraty, prevista para as 20 horas, para um jantar comemorativo.

As três faixas têm os seguintes dizeres: “Bancários em greve”, “BB 200 anos: também queremos participar dessa festa” e “BB 200 anos: só banana e abacaxi para os funcionários”. A manifestação foi na lateral do prédio, tocando uma buzina, para chamar a atenção de diretores do banco e convidados que chegavam para a solenidade.


Reivindicações da greve
Os bancários brasileiros rejeitaram na semana passada proposta de reajuste de 7,5% apresentada pela Fenaban, por considerá-la i''nsuficiente e não condizente com a alta rentabilidade do setor''. Pela proposta, a PLR (participação nos lucros e resultados) seria inferior à paga no ano passado.
As principais reivindicações dos bancários são:
. 5% de aumento real (a proposta da Fenaban é de apenas 0,35%).
. Valorização dos pisos salariais.
. Aumento do valor e simplificação da distribuição da PLR (Participação nos Lucros e Resultados).
. Vale-refeição de R$ 17,50.
. Cesta-alimentação equivalente a um salário mínimo (R$ 415,00).
. Fim das metas abusivas e do assédio moral
. Mais segurança nas agências.
. Mais contratações.


Em razão da falta de proposta da Fenaban a greve será mantida. Na segunda-feira, uma nova rodada de assembléias por todo o país decidirá sobre os rumos do movimento.


Fonte: www.vermelho.org.br


Nenhum comentário: