21 de outubro de 2008

Eduardo Lohnhoff - leituras!

Camaradas.

Como já é de conhecimento publico, estou na cidade de San Ignácio de Velasco, no Departamento de Santa Cruz, Bolivia.

Quero corrigir a sugestões de leitura, na verdade o nome do texto de Marx é LUTAS DE CLASSES NA FRANÇA DE 1848-1850. Repito, cuidado com a introdução de Engels, por que muitas interpretações reformistas e revisionistas foram tiradas dela, para citar Edward Bernstein nos tempos de Lênin e Nelson Coutinho, no Brasil dos dias de hoje.


Mas é uma leitura muita válida para entender o papel das crises de tipo financeira, no redesenho das estruturas capitalistas. E como a cada crise, o proletariado se apróxima de sua emancipação. Para complementar esta leitura indico tanbém O IMPERIALISMO, ETAPA SUPERIOR DO CAPITALISMO, DE LÊNIN. Não são tão novos os acontecimentos que abalam o modo de produção burguês, porém uma coisa é certa, todas as potencias mundiais estão de cordo com isso: Há uma crise na ideologia neoliberal.


Somentes os estados que não a aplicaram ou estavam lutando contra ela ( como o Brasil de Lula, A Venezuela de Chavez, a Bolivia de Evo, e a China... a China..), não se verão afetadas por tal crise. Bom, aí está a sugestão de leitura, espero que a leiam, passo o link da obra completa, porém é em espanhol:

Faz bem exercitar a lingua de Cervantes um pouco, ehehe.
Eduardo Lohnhoff
militante da UJS
atualmente está na bolivia
"Hasta la victoria siempre"

Um comentário:

Anônimo disse...

camarada..muito bom a sua contribuição tbm oirento todos os filiados e os que acessa este blog a ler diariamente o www.vermelho.org.br, la tera caderno de leituras e muitos artigos e noticias interessante,como por exemplo a atual crise mundial, é importante que todos acompanhe e dispute as ideias sobre o assunto porue o que ta em jogo é a doutrina burguesa de pensar, ou aproveitamos este momento de contestação por qual ela passa ou veremos a manutenção do pensamento hegemonico que é a da classe dominante...
abraços camaradas