21 de agosto de 2008

Moçada,

Todos os moradores do Bairro do Flamengo, no RJ, estão recebendo uma carta da vereadora Leila do Flamengo (DEM), aonde ela pede que a sede da UNE seja transferida para o centro da cidade ou para o antigo casarão no Catete.

Um absurdo que vai de encontro a todas as nossas últimas lutas. Absurdo também, pois a mesma vereadora assinou uma nota de apoio quando ocupamos o terreno no ano passado.

Na carta ela diz ainda que a UNE deve ir para um prédio do INSS no centro "que foi invadido recentemente por um grupo de "sem teto"". Ou seja , quer expulsar a ocupação popular de lá...

A vereadora parece desconhecer que o prédio ocupado estava abandonado há 10 anos e que hoje abriga cerca de 100 famílias e que futuramente haverá lá um espaço cultural para oficinas artísticas com a possibilidade de gerar renda para aquelas famílias...

Enfim, a vereadora Leila do Flamengo hoje se coloca contra os estudantes e contra as moradias populares...

A carta está aí embaixo...
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2008.- Excelentíssimo Senhor Governador,

Venho, em nome dos moradores do Flamengo, sugerir que o Governo do Estado realize a troca do terreno da UNE da Praia do Flamengo, pelo casarão da UERJ, antiga Faculdade de Direito, situado na Rua do Catete.

A Av. Praia do Flamengo é uma área residencial e é, segundo a legislação urbanística, uma Zona Turística 1, o que não permite a instalação da União Nacional dos Estudantes neste logradouro.

Senhor Governador, a UNE tem tido uma difícil convivência com os moradores do Flamengo, em razão das constantes festas, com música alta e barulho acima do aceitável. Na ocasião em que o Governo Federal cedeu o terreno da Praia do Flamengo para a UNE, o Rio era a Capital da República, o que justificava a sede da UNE ser aqui na cidade. Entretanto, este fato não mais se justifica, inclusive em razão dela ser atualmente uma instituição controlada por partidos políticos.

Uma segunda sugestão que ofereço, é a transferência da sede da UNE para o prédio do INSS, situado na Rua Alcindo Guanabara, na Cinelândia. Este prédio possui 12 pavimentos, e foi invadido recentemente por um grupo de "sem teto", e a sua ocupação pela UNE será bom para esta instituição, que ficará localizada no coração político da cidade, bem como será bom para o Poder Público, que dará uma utilização a um prédio que se encontra invadido.


Agradeço, com estima e consideração. - Vereadora Leila do Flamengo - DEMO
Preciso comentar um assunto desses?!

Nenhum comentário: