25 de agosto de 2008

Festival de Cururu e Siriri

O 7º Festival Cururu e Siriri se prepara para receber vinte mil pessoasA Praça de Tradição Cururu e Siriri já está quase pronta

A rotina da equipe de produção do 7º Festival Cururu e Siriri, que começa no dia 28 e se estende até o dia 31 de setembro em Cuiabá. Ensaios abertos de grupos de dança que se apresentam no Festival estão acontecendo desde o dia 20, e vão até o dia 28, quando haverá, na Praça de Tradição Cururu e Siriri, no bairro Porto, um ensaio geral tanto dos grupos, quanto para a equipe de produção. Mil pessoas, entre produtores culturais, dançarinos, técnicos de som, entre outros, estão trabalhando na produção desta que é a maior celebração da cultura popular Mato-Grossense. Dentre essas pessoas estão o pessoal do MIC, Mídias Integradas Cuiabanas, que foram acionados para colaborar na cobertura do Festival. Participam os núcleos de Comunicação do Movimento Panamby, da CUFA, do Espaço Cubo e da Volume.
Duas arquibancadas, de setenta metros, com treze degraus e capacidade para acomodar 240 pessoas estão sendo preparadas. Uma já esta pronta. O Secretario Municipal de Cultura, Mario Olimpio, afirma que este ano o festival também atingirá as classes "a" e "b", diferentemente do que aconteceu nos outros anos.
Nessa edição, o Festival abriga trinta e três grupos, entre siriri, cururu, um grupo da melhor idade e grupos infantis. Cada grupo tem em média 45 pessoas e a estrutura esta sendo planejada para receber vinte e mil pessoas...
Quem passar pela Secretaria Municipal e/ou pelo Museu de Imagem e Som de Cuiabá, já poderá sentir um pouco do que acontecerá nos quatro dias de Festival. Na secretaria, está acontecendo alguns ensaios, como o dos Curureiros de Cuiabá que aconteceu na quinta-feira.
Já a sala de pesquisa do Misc, esta reservada para a equipe de produção do Festival.Feira de Culinária e Artesanato no Festival Cururu e SiririO público poderá se deliciar das tradicionais comidas cuiabanas, na 3ª Feira de Gastronomia do SEBRAE – MT, que será montada no 7º Festival Cururu e Siriri.
Chefes de cozinha de dez empresas vão elaborar novos pratos utilizando ingredientes regionais. Mousse de pacu seco, estrogonofe de pintado, entre outras delícias prometem surpreender paladares exigentes. Também sobre os comandos do SEBRAE, 18 unidades produtivas que vão apresentar peças inspiradas na iconografia regional. São produtos elaborados manualmente por artesãos, cuja inspiração se traduz numa diversidade de materiais e técnicas, muitas delas originadas da intuição.
O evento é uma realização da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com a Federação das Associações dos Grupos de Cururu e Siriri, o Escritório Antena da Unesco Mato Grosso, Sebrae-MT, Banco Real, Governo do Estado, O Boticário, TVCA, entre outros colaboradores.
7º Festival de Cururu e SiririLocal: Praça da Tradição Cururu e Siriri
Data: de 28 a 31 de agosto.
Entrada franca

Nenhum comentário: