20 de fevereiro de 2009

Por Uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade

O ano de 2009 será determinante para aqueles que defendem uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos. É preciso organizar o enfrentamento à crise mundial que reflete desde já na educação e pode ter como conseqüência mais grave o corte nos investimentos públicos para as áreas sociais.

É neste cenário que construiremos a Conferência Nacional de Educação que será um marco na elaboração e sistematização de diretrizes que nortearão a construção do projeto educacional para nosso país.

Começaremos pelas Conferências dos Pólos do nosso querido Mato Grosso,onde poderemos aprofundar os debates sobre a assistência estudantil, acesso ao ensino básico e a universidade, que esse ensino seja realmente GRATUITO, sem cobranças de diploma ou passe.
Pelos desafios colocados é preciso mais do que nunca construir uma ampla frente em defesa da educação que organize as lutas e mobilizações tão necessárias neste momento.

Já tivemos o CONEG da UBES e o CONEB da UNE, onde aconteceu grandes discussões do ensino básico,técnico e superior, e assim, através dos debates e do documento base feito, podemos fazer um balanço do que a juventude pretende melhorar no ensino, e fazer uma busca por uma educação de qualidade.

Nossa palavra de ordem é democratizar a universidade brasileira em diversos aspectos: democratizar o acesso à universidade, suas estruturas acadêmicas e currículos, e também a participação da comunidade nas decisões dos rumos da instituição,entre outras tantas coisas.

Visando a construção de um grande debate aqui dentro do Estado de MAto Grosso, entendendo que é preciso que o tema da Educação ganhe relevância e destaque neste ano, convidamos as entidades, lutadores e lutadoras parceiras desta luta para uma Plenária de Convergência, onde podemos fazer um balanço das discussões que já aconteceram.

DIA: 04 de Março
HORA: 17:00
LOCAL: ADUFMAT
TEMA: Educação pública, gratuita e de qualidade, para os 03 níveis (Básico,Técnico e Superior).

Nenhum comentário: