2 de março de 2009

Semana/Mês do Klouro...CUCA-CUIABÁ


E foi dada a largada para mais um ano letivo na UFMT!



Ontem, 02 de março de 2009 milhares de alunos voltaram às aulas, corredores, cantinas e cantos do campus de Cuiabá que também recebe centenas de calouros. A Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) é quem inaugura o calendário oficial da programação de boas-vindas que começa agora e se estende até o final do mês com coisas acontecendo por aqui e por ali organizadas pelo CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte), grupos de estudantes, centros acadêmicos e congêneres.


Centro Universitário de Cultura e Arte prepara atividades



É com atividades simples e bem bacaninhas que o CUCA recebe os calouros. Oficinas, saraus, feirinha e mostra de vídeos estão nas atividades propostas pelo grupo que acredita que arte e educação andam bem pertinho e que cultura não é oba-oba. A programação completa está no http://www.blogdocuca.wordpress.com/ que também tem informações sobre a quantas anda a programação dos Centros Acadêmicos e o que acontece pelo campus. E prepare-se a Festa do Calouro, que vai ser linda (não, o Teatro Mágico não vai tocar, onde você ouviu isso?), acontece no dia 20, sexta-feira.


Astrônomo dá as boas-vindas aos calouros



O professor e astrônomo João Steiner (USP) é o convidado para a aula inaugural 2009/1 que tem o tema "A Origem do Universo" e acontece dia 3, amanhã!, no Teatro Universitário às 8h. Além do tradicional coffee-break e da apresentação do Coral da UFMT, essa palestra que abre o semestre geralmente expõe o que universidade anda pensando sobre algum tema (o universo!) e tem as primeiras manifestações do movimento estudantil, ou seja, é sempre babado forte. É oportunidade também para se conhecer a administração superior que sempre está lá em peso, com direito a pronunciamento da reitora e sentir o climão bom de semestre começando.


Procev se explica



Na sequência, a Pró-reitoria de Cultura, Extensão e tá você sabe, a Procev realiza no dia 4, quarta, um seminário onde apresentará as ações da UFMT para assistência e vivência estudantil. Ou seja, o Maestro, Pró-reitor e sex symbol Fabrício Carvalho estará lá apresentando sua equipe e o planejamento deste ano para os projetos de extensão, bolsas-auxílio, montorias, política cultural e de esportes na academia. A coisa toda acontece no Teatro Universitário a partir das 8h.


Trote dá treta



A UFMT informa (pode ler lá no site) e faz campanha contra os trotes violentos. Diz-que a segurança está a postos para receber denúncias através do 3615-8065 e intervir nos rituais de iniciação que se mostrarem não-civilizados. É importante lembrar: os trotes são proibidos na UFMT e valem punição administrativa (até expulsão), violência não é brincadeira e ninguém é obrigado a participar dos trotes que sob a alegação de ‘enturmar’ machucam e humilham. A gente sabe que fazer parte de um grupo é importante e o papel das atividades da Semana-Mês do Calouro é questionar que tipo de atividade realmente faz com que isso aconteça.

Vem fazer parte.
E seja bem-vindo!


Este informativo foi produzido pela equipe de comunicação do CUCA - Cuiabá
cucacuiaba@gmail.com
Mais informações?
(65) 3615-8378

Nenhum comentário: