6 de novembro de 2008

Declaração da OCLAE sobre os últimos ocorridos com os dirigentes estudantis na Colômbia

Declaração da OCLAE sobre os ùltimos ocorridos com os dirigentes estudantil da Colômbia

Vivemos um tempo em que nosso continente se levante frente ao imperialismo que por anos nos colocou em jogo.

Em resgate a soberania nacional, o resgate do papel do estado com os setores estratégicos da economia, priorizando a integração regional. Frente a essas discussões com a juventude, os estudantes tem um papel d protagonistas.

Os processos de transformação da história são linares e uniformes. No caso da nossa "irmã colombiana", nossos companheiros se encontraram em um momento de defensiva frente a política do governo de Álvaro Uribe Vélez.

Este governo que prioriza os TLCs com os EEUU, em detrimento de uma integração regional, solidária e necessariamente entras as nações dos povos da América Latiana. Este mesmo governo que criminaliza, persegue e assasina as representações estudantis, urbano e rural, que lutam por mais direitos e justiça para o povo colombiano e para todos do nosso continente.

São milhões de estudantes sem casa, amedrontados, exilados ou mortos, vitimas da polícia militarista do governo de Uribe.

Na última COnferencia Regional de Educação Superior da UNESCO, CRES 2008, realizada na cidade de Cartagena de Indias, na Colombia, a abertura contou com a presença do presidente colombiano, onde foi marcada com protesto de forma pacifica por parte dos estudantes da Associação Colombiana de Estudantes Universitarios - ACEU.


Passado o momento, um dos estudantes protagonista do protesto foi ameaçado, e teve que "desaparecer" de forma imediata. Na última semana, toda a direção da ACEU foi ameaçada e declarada como terroristas infiltrados, e todos estão sendo perseguidos por grupos paramilitares, dentro e fora da Universidade.

No passado vivemos tempos de medo e ditadura militar, na maioria dos países da América Latina. Não podemos permitir que esta ditadura volte, tranfigurada em governos ditos "democraticos".


Chamamos a toda sociedade latinoamericana, os estudantes, professores, reitores, campesinos e todos os movimentos sociais, a denunciar a situação que está enfrentando os irmãor Colombianos!

*Secretariado Ejecutivo de la OCLAE

Nenhum comentário: